segunda-feira, 12 de março de 2012

Frases falsas que entraram na história

ANTÓNIO GUTERRES
O que você reteve
É preciso tirar o País do pântano.

O que ele realmente disse
"Se olhasse para estas eleições e passasse por elas (...) continuando a exercer as funções de primeiro-ministro, o país cairia inevitavelmente num pântano politico que minaria as relações de confiança entre governantes e governados que são indispensáveis para que Portugal possa vencer os desafios que tem pela frente. Nessas condições, entendo que o meu dever perente Portugal e perente os portugueses evitar esse pântano politico."


A verdade
António Guterres disse que se demitia porque queria evitar que o paìs caminhasse para o pântano, onde ainda não se encontrava.


JORGE SAMPAIO
O que você reteve
Há vida para além de défice.



O que ele realmente disse
"Há mais vida para além do orçamento."


A verdade
A frase foi proferidano seu discurso, como Presidente da República, na cerimónia do 25 de Abril de 2003. Sampaio falou de facto de défice, mas nunca afirmou que se tratasse de uma questão secundária. Aliás, sublinhou que era preciso controlá-lo, defendendo a necessidade de recuperar o equilibrio das finanças públicas. Só que, acrescentou, isso não era tudo: seria necessário que esse controlo fosse acompanhado de investimento. Mas o primeiro ponto foi esquecido. Só ficou na memória a expressão "além" do défice.

Sem comentários:

Enviar um comentário