segunda-feira, 5 de março de 2012

Madrasta na sociedade de hoje

Madrasta é uma palavra que vem de mater, madre, mesma forma que a palavra mãe e não deve ser associada á má, como muitos preconceituosos consideram. Nós criamos com amor, dedicação, carinho, orgulho e muitas inseguranças...

A madrasta tem que assumir a sua verdadeira posição, a de ser a esposa do marido.
A madrasta não deve ser a sombra do pai.
"Os homens não são atentos ao ambiente emocional doméstico como as mulheres". Assim, a melhor forma é combinar tudo com o esposo e esposa desde: "A hora de dormir , as refeições, até se pode ou  não colocar o pé no sofá."

A relação enteado/madrasta é uma relação a ser constituida bem devagar, frequentemente com avanços e recuos. Respeito e amor se conquistam, jamais podem ser exigidos. É necessário paciência, persintência e optimismo. È preciso inteligência e sabedoria para lidar com tentativas de manipulação e controlo do enteado(a) de todas as idades.
Atenção, jamais um adulto poderá ficar submisso a uma criança ou adolescente. Tal situação é ruim para um adulto e é péssima para uma criança pois apercebe-se que os adultos são fracos e frageis e acham-se por sua vez poderosos.
Interessar-se de verdade pela vida do seu enteado é um excelente modo de aproximação.
A intervenção da madrasta terá que ser indirecta, via o conjuge, pois o pai ou a mãe é que lhe cabe o controle e dominio do seu filho.
Conviver junto a pessoas integras, éticas, responsáveis e amorosas é um enorme beneficio para a contituição da identidade da criança.
Assim, a criança ou adolescente crescerá num ambiente protegido, onde os valores como o amor, o respeito e a responsabilidade fazeram sempre parte da sua integridade enquanto ser humano.
E a madrasta vive experiencias inovadoras pacificamente, de modo a compreender comportamentos e educar situações e experiencias como base de sustentação no dialogo. Por vezes, são momentos delicados, batalhas no ar, mas são métodos que temos que implementar na educação das crianças para que elas sejam e tenham um futuro melhor!
Temos consciência que a harmonia familiar depende do nosso êxito no controlo da ansiedade da criança relativamente ás sua fraquezas de rebeldia ao longo do seu crescimento e pôr um limite com clareza.
A base de sustentação de colaboração e compreensão dos problemas da criança é o dialogo. É como que assinar o acordo de paz. Tudo se comunica e assim se decide!

Finalmente,
Mãe é quem cria, e não quem o teve biologicamente. Quem lhe dá condições incondicionais de sustentação na vida. Cria com amor, respeito e responsabilidade perante Deus e a Sociedade.
Eu sou madrasta, mas devido á conotação, que a palavra tem, sou somente Carla!
Ao menino que desde os dois anos e meio me chama Carla dedico:
A ti dedico o meu erguer,
 que por vezes sufoco no acordar
tanta coisa para fazer,
na vida sempre a batalhar!
Queremos o melhor para ti,
que saibas lutar e vencer,
ter principios na sociedade,
amar, respeitar para viver!
Acredita que a vida é tudo,
só tens que crescer e estudar,
ser um menino cooperante,
ter amor e saber dar!

Somente e Sempre Carla

1 comentário:

  1. Carla Adorei, Adorei!!!
    Eu também sou Madrasta ( uma palavra que não gosto) Felizmente para a minha enteada sou Mamy:)) Para o meu enteado de 14 anos sou Nazaré.

    Adoro a forma como escreve, Parabéns.
    Beijinhos
    Nazaré Aquino

    ResponderEliminar