quarta-feira, 7 de março de 2012

O Sono

Sono - é um estado ordinário de consciência, complementar ao da vigilia (ou estado desperto) acordado,
em que há repouso normal e periódico, tanto no ser humano como nos outros vertebrados, pela suspensão temporaria da actividade intelectual, sensorial e motora voluntária.

Um terço das nossas vidas é passado a dormir! Mais importante é o facto de estar demonstrado que, depois de uma noite de sono, a nossa qualidade de vida se ressente: a gordura acumula-se nas artérias, as defesas diminuem, aumenta a predisposição para o excesso de peso, tornamo-nos irritáveis, temos dificuldade em controlar as emoções, tomamos decisões mais arriscadas...
Dormir serve, igualmente, para repor os recursos gastos durante o dia. De facto, quando fechamos os olhos, os múculos crescem, as funções do sistema imunitário recuperam, a hipófise ou glândula pituitária liberta a harmona do crescimento e são reabastecidos os armazéns do combustivel celular, a adenosina-trifosfato(ATP): Devemos também acrescentar que, nesse intervalo, arquivamos os dados apreendidos durante o dia, num processo conhecido por "consolidação da memória". O facto é que o cérebro adormecido, longe de permanecer inactivo, consome tanto oxigénio como nas horas de vigília, por vezes, até mais.

Tentem dormir....para o bem da vossa saúde!

Sem comentários:

Enviar um comentário