quarta-feira, 4 de abril de 2012

Bivalves que contêm arsénio- um metal considerado cancerigeno

BIVALVES QUE CONTÊM ARSÉNIO, UM METAL CONSIDERADO CANCERÍGENO

A amêijoa, o berbigão e o mexilhão apresentam maior quantidade de arsénio, metal este que apesar de classificado como cancerígeno, não tem limites fixados por lei.
- O arsénio é um elemento quimico presente na água, no solo e no ar, de forma natural ou resultante de actividades humanas. Está associado a produtos para tratar madeira, à extração de minérios e à indústria de metais, entre outros.
Chega ao organismo humano, sobretudo, através dos alimentos.
As principais fontes são o peixe e o marisco, as algas e os  cereais, em particular o arroz.
- O arsénio pode assumir a forma organica e inorganica, dependendo das ligações quimicas que apresenta. A primeira pode acumular-se no organismo e transforma-se na segunda, que é tóxica para o homem.
- Alguns estudos sugerem que a ingestão repetia de alimentos com arsénio inorganico favorece, a longo prazo, o aparecimento de lesões na pele, cancro cutâneo e das vias urinárias, doenças cardiovasculares e problemas de desenvolvimento na criança, entre outros.

A exposição ao arsénio via alimentar pode ter efeitos nefastos para a saúde. Por precaução, deve limitar-se a ingestão de produtos que o contenham.

Sem comentários:

Enviar um comentário